Quais são os principais critérios que podem ser utilizados na hora de estabelecer uma região?

Entenda o que é regionalização e como a formação de regiões pode ajudar na compreensão do espaço geográfico e do mundo em que vivemos.

A regionalização é basicamente, uma forma de entender melhor os fenômenos que influem o ser humano de uma maneira geral. desta forma, a divisão do espaço geográfico considera os fenômenos físicos, sociais, naturais e políticos.

Por outro lado, regionalização está relacionada à divisão geográfica de pessoas de acordo com suas características. Os critérios envolvidos na separação são, basicamente, as semelhanças ou diferenças entre cada população. Essa reorganização regional é atribuída não só a um estado, ou país, mas também ao mundo.

Sobretudo fatores externos ditam as divisões. O clima, o relevo, o meio ambiente e até mesmo a vegetação são fatores que influencia no agrupamento. Além das ações anteriores, fatores históricos e econômicos também são levados em consideração. Neste sentido quando dividimos os biomas em cerrado, sertão, pradarias estamos fazendo uma regionalização física e biológica.

Por outro lado, quando utilizamos critérios ligados a ideologia, poderes e agrupamentos de países por questões econômicas, estamos falando de reginalizações políticas, ou geografia política.

Conceito

O conceito de regionalizar é, antes de tudo, o inicio para compreender o porque ocorre um fenômeno, físico ou político, suas causas e consequências. Região é a divisão de territórios próximos que são demarcados em relação a outros lugares. Os critérios envolvidos na decisão das limitações territoriais podem ser internos e externos.

No entanto a reginalização é uma maneira de aproximar e agrupar características comuns entre regiões que podem não estar ligadas com o espaço físico, como é o caso do idioma, e a ideologia política, por exemplo.

Por outro lado, quando a reginalização ocorre dentro de um país pode estar atreladas a, por exemplo, a descentralização do poder. Esse modelo é o que mais ocorre no Brasil. O caso mais recente é Tocantins, que antes integrava Goiás. Devido sua extensão e as dificuldade administrativas, resolveram dividir e criar mais um Estado.

As transformações do espaço geográfico são constantes em todo mundo e envolvem muitas questões políticas. Consequentemente, não podemos subestimar essa questão tão importante.

Regionalização no Brasil

Quais são os principais critérios que podem ser utilizados na hora de estabelecer uma região?

No Brasil, temos uma extensão territorial muito grande, pois são 8.516.000 km² de terras. Em um espaço tão vasto, regionalização se faz, portanto, absolutamente necessária para melhor a administração da população. Tendo em vista a necessidade, somos mapeados da seguinte maneira:

Norte, onde está localizada os Estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. As características específicas se concentram nas definições étnicas e a predominância são mestiços de brancos e indígenas, indígenas com negros e cafuzos.

O nordeste, por sua vez, abrange os Estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe. Esses, de acordo com o norte, tem características étnicas semelhantes, porém sua população é muito mais numerosa.

O sudeste é uma região com mais Estados litorâneos, portanto, tem a concentração populacional do Brasil em primeiro lugar no ranking. São cerca de 40% do total de pessoas habitantes do Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. A miscigenação aqui é muito mais intensa, devido os processos migratórios

O coração do país, o Centro-Oeste, abriga as regiões do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e a capital do Brasil, o Distrito Federal. A influências migratórias aqui são bem intensas, porque a construção de Brasília atraiu muitos olhares na época de sua fundação. Durante a projeção da cidade várias pessoas de várias regiões viera para cá.

O sul, por fim, abriga regiões normalmente geladas, os Estados são Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. As pessoas aqui são, em peso, descendentes de europeus, portanto, sua população é majoritariamente branca.

A regionalização do mundo

Quais são os principais critérios que podem ser utilizados na hora de estabelecer uma região?

No mundo, a regionalização é feita através de continentes. Há 540 milhões de anos atrás não existia essa divisão, éramos, portanto, um grande bloco de terra chamado de pangeia. Naturalmente, por questões físicas, as mudanças ocorreram e deu-se origem a regionalização física sem ainda delimitações políticas e territoriais.

vale lembrar, que a reginalização pode acontecer por algumas categorias. Neste sentido, podemos dividir a ação de reginalizar pelas seguintes categorias:

  • Espaciais: Clima, vegertação, relevo e vejetação
  • Sociais: idiomas, ideologia, cultura, etnias, religiões
  • Políticas: durante a guerra fria o mundo foi dividido entre paises comunistas e capitalistas. Porém, hoje o mundo está dividido por blocos econômicos como: União europeia, Brics, Capitalismo ocidental e capitalismo euroasiático.

Os processos migratórios também ocorreram em paralelo as divisões dos continentes. Hoje, a terra é dividida em 6 grandes continentes com características peculiares que envolvem línguas falas, dialetos, vegetação, climas diferentes, etnias e culturas variadas.

Cada local tem seu processos histórico de divisão que também acarretam as suas subdivisões em regiões como países e cidades. Assim como o Brasil, porque fazemos parte do continente Americano e estamos localizados na America do sul.

Enfim, conheça alguns tipos de vegetação do Brasil e suas principais características.

Fonte: Estudo prático,  Mundo educação, Geografia no Vestibular, Universia, Escola kids 

Fonte imagens: Cidinha coinete, Brasil escola

Imagem de destaque: Mundo educação

Quais são os principais critérios que podem ser utilizados na hora de estabelecer uma região?

É possível estabelecer diferentes formas de regionalização em um território porque utiliza-se critérios no ato da regionalização. Um território, por exemplo, pode ter vários critérios que por sua vez originam formas diferentes de regionalização.

Quais características comuns pode possuir uma região?

Regionalizar significa dividir um território em parte ou em regiões. Cada região deve apresentar características comuns que podem ser de ordem física ou natural, de ordem humana ou social (culturais, históricas, sociais, econômicas, políticas, etc.).

Quais são as formas de regionalização do território brasileiro?

  • - A partir da compreensão da divisão do território brasileiro em estados, introduza a discussão sobre as diferentes formas de regionalização do território, ou seja, sobre o processo de divisão do espaço em regiões, a partir de determinados critérios.

Quais são as regionalizações mundiais mais conhecidas?

  • No mundo vários exemplos de regionalizações foram criados, recriados e extintos ao longo da história, e apesar das grandes diferenças regionais, econômicas, culturais, sociais e da paisagem que existem, foi possível classificá-lo em regiões. As regionalizações mundiais mais comuns e conhecidas são:

Quais são os critérios para uma regionalização?

  • Essa regionalização é considerada até os dias atuais em todo o mundo. Pode-se dizer que são vários os critérios utilizados para fazer-se uma regionalização, de maneira a reduzir-se o espaço geográfico e dividi-lo. Destacam-se os seguintes critérios:

Qual a importância da regionalização norte-sul?

  • No entanto, a regionalização norte-sul é importante no sentido de nos dar uma orientação geral sobre o nível de desenvolvimento social e econômico dos países e das populações nas diferentes partes do planeta.

Olá! Esta aula de Geografia é destinada a educandos da 7ª Série da Eaja.

Na aula de hoje vamos compreender o conceito de região, a importância de regionalizar o território e como está organizada a regionalização do Brasil.

Assista a videoaula abaixo, com a temática – Geografia – A Regionalização do Brasil.

7ª SÉRIE | Eaja |GEOGRAFIA| PROF.: WERLLEN

A Regionalização do Brasil.

Região e regionalização

Cada uma das partes de um território tem necessidades distintas quanto a sua gestão, pois as atividades exercidas em cada uma delas dependem de infraestruturas e investimentos diferentes. O mesmo ocorre com a população que habita esses lugares – ela também depende de uma atuação atenta dos gestores para ter suas distintas necessidades atendidas.

Para aperfeiçoar a gestão do território, é possível regionalizá-lo de acordo com determinado(s) critério(s), isto é, delimitar áreas que reúnem características semelhantes em relação ao critério adotado. Cada uma dessas áreas é denominada região.  Os critérios que definem a regionalização podem ser escolhidos de acordo com os objetivos ou os interesses de quem a propõe. Podem ser naturais, históricos, culturais, políticos, sociais, econômicos ou, ainda, uma composição de vários desses aspectos.

Regionalização brasileira oficial

A regionalização é usada para descentralizar a administração e, assim, planejar melhor as ações governamentais, e ainda para coletar dados e realizar estudos sobre determinado território.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) já realizou algumas regionalizações do território brasileiro (a mais recente é de 1990).  A regionalização oficial do Brasil divide o território em cinco grandes regiões, também chamadas macrorregiões. (veja no mapa a seguir).

É importante lembrar que as regiões se relacionam entre si e não devem ser consideradas unidades isoladas.

Quais são os principais critérios que podem ser utilizados na hora de estabelecer uma região?

Disponível em:  DELLORE, Cesar Brumini. Araribá Mais: Geografia. Editora Moderna, 1ª Ed, São Paulo, 2018. 6º ao 9º . PNLD 2020., p.56.

Ler o mapa – O estado onde você mora pertence a qual das macrorregiões? (Volte ao mapa para conferir).

Para essa divisão, o IBGE agrupou os estados segundo uma combinação de aspectos naturais, sociais e econômicos. Note que os limites das regiões coincidem com os limites dos estados. Isso visa facilitar os estudos estatísticos e a destinação de verbas governamentais para o desenvolvimento de projetos regionais específicos.

As regionalizações do IBGE

A primeira regionalização oficial do Brasil, elaborada pelo IBGE e estabelecida em 1942, delimitava as regiões de acordo com suas características naturais. Ela foi modificada em anos posteriores por causa de alterações na configuração territorial do país, pois foram criados e extintos territórios federais.

Em 1970, tomando-se como base critérios naturais e econômicos, foi divulgada uma nova divisão oficial, com regiões que se assemelham às que conhecemos hoje. Depois, algumas regiões sofreram modificações por causa de alterações na divisão política do país: união dos estados da Guanabara e do Rio de Janeiro (1974), formando o atual estado do Rio de Janeiro; criação dos estados de Mato Grosso do Sul (1977) e do Tocantins (1988); elevação dos territórios federais de Rondônia (1981), Amapá e Roraima (1988) à categoria de estado; anexação do território de Fernando de Noronha ao estado de Pernambuco (1988).

Atividades

Agora chegou o seu momento para mostrar o que aprendeu. Responda de acordo com o texto e o mapa.

Sobre a regionalização do território brasileiro, responda:

Questão 1 – Explique o que você entendeu sobre o termo região.

Questão 2 – Qual é a finalidade de regionalizar o território, ou seja, para que ela é usada?

Questão 3 – Na atualidade, o Brasil está dividido em quantas macrorregiões? Quais são elas?

Questão 4 – Em qual macrorregião você mora? Quais características específicas dessa região estão relacionadas ao seu modo de vida?

Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento: (EAJAGE0601) Analisar as diferentes territorialidades nacionais a partir da contextualização no cotidiano.
Referências:DELLORE, Cesar Brumini. Araribá Mais: Geografia. Editora Moderna, 1ª Ed, São Paulo, 2018. 6º ao 9º. PNLD 2020.